Aulas

AULA 63 (Juízes 6-10)



  
AULA 61 - (Josué 11-24)





  
AULA 55 - (Deuteronômio 7-13)






AULA 53 - (Números 22-36)










  
AULA 52 - (Números 15-21)








AULA 51 - (Números 11-14)






AULA 49 - (Levítico 12-27)











 

AULA 48 - (Levítico 1-11)










AULA 47 - (Êxodo 33-40)







AULA 46 - (Êxodo 32)



AULA 44 - (Êxodo 25-27; 30)




AULA 42 - (Êxodo 20)




AULA 41 - (Êxodo 18-19)






AULA 40 - (Êxodo 16-17)






AULA 39 - (Êxodo 14-15)






















AULA 38 - (Êxodo 11-13)







AULA 36 - (Êxodo 5)




AULA 33: (Gênesis 50)




AULA 32: (Gênesis 48-49)






AULA 25: (Gênesis 31-33)






AULA 22: (Gênesis 24)




AULA 19 e 20: (Gênesis 20-22)








AULA 18: (Gênesis 18-19)




AULA 15: (Gênesis 13-14)




AULA 14: (Gênesis 12; Abraão 1-2)





AULA 13: (Gênesis 11)




AULAS 10, 11 e 12: (Gênesis 6-10; Moisés 8)











AULA 8-9: (Gênesis 5; Moisés 6-7)






AULA 7: (Moisés 5; Gênesis 4)






AULA 6: (Moisés 4; Gênesis 3)



AULA 5: (Moisés 2-3; Abraão 4-5; Gênesis 1-2)

"A Criação"



     Boa tarde jovens. A aula de hoje nos ensinará muito sobre a Criação.
     Moisés 2 relata como O Senhor mostra a Moisés o relato da Criação. O Senhor começa dizendo a Moisés que escreva tudo o que Ele dirá. Então relata que Ele criou os Céus e a Terra. Fala cada período. Cria-se todas as formas de vida. No fim O Senhor cria o homem e o coloca sobre o domínio de todas as coisas. Somos criados à Imagem e conforme a Semelhança de Deus. Moisés 3 conta que O Senhor descansou no sétimo dia e o santificou. Todas as coisas foram criadas primeiro Espiritualmente e só então fisicamente. O Senhor criou o homem e uma adjutora própria a ele, A Mulher. Eles foram colocados no Jardim do Éden e O Senhor deu-lhes Mandamentos. Acontece a primeira União na Terra (Casamento de Adão e Eva).
     Abraão 4 relata o Planejamento da Criação. Conta-se sobre cada Dia da Criação. O homem é feito conforme a Imagem e Semelhança do Senhor. É dito sobre a Obediência. Abraão 5 diz que o Planejamento foi concluído. O Sétimo Dia foi santificado. A Criação é efetuada de acordo com Seus Planos. O Jardim do Éden foi feito para habitação de Adão e Eva. Eles o cultivavam e o guardavam. Não devem comer da Árvore do Fruto do conhecimento do bem e do mal. Adão têm uma adjutora própria: Eva. 
     O Livro de Gênesis é um relato de Moisés sobre a Criação. O Senhor criou os Céus e a Terra. Cada Dia é contado no relato. No sexto Dia o Homem e a Mulher são criados. O Senhor dá os mandamentos de Crescer e Multiplicar e também não comer do fruto da Árvore do Conhecimento do bem e do mal. Em Gênesis 2 relata que O Senhor descansou no Sétimo Dia e o santificou. Aprendemos a localização do Jardim do Éden. Então é criada Eva, sua adjutora. Os homens devem se unir à sua mulher.
     Vemos portanto que estes capítulos relatam a mesma coisa, mas com visões diferentes e mais clareza ao ler os três. Que leiamos com muita atenção. Aproveitem a aula de hoje e aprenderemos muitas coisas concernente a esta Terra. Bons estudos!!!!

AULA 4: (Moisés 1)
"Esta é Minha Obra e 





Minha Glória"


      O Livro de Moisés é um extrato do Livro de Gênesis da Tradução da Bíblia feita por Joseph Smith, que ele iniciou em junho de 1830.
     O nosso estudo hoje falará um pouco sobre Moisés 1. Moisés foi arrebatado a uma montanha sumamente alta e O Senhor se mostra a ele. O Senhor diz que mostraria as Obras de Suas Mãos (que são muitas). Explica que tem Uma Obra para que Moisés faça. Vemos que esta Obra foi Maravilhosa e até hoje temos o reflexo dela em nossas vidas pelo Evangelho de Jesus Cristo. Jesus Cristo preparou e ensinou Moisés. Ele aprende sobre muitas coisas. O Senhor o deixa. Depois de um tempo ele recobra suas forças e exclama que o homem nada é (como uma semente, estamos crescendo até nos tornar grandes). O inimigo aparece e diz algumas coisas. Moisés exclama "Sou um filho de Deus". Ele lembra que é à semelhança do Unigênito do Pai. Diz que O Senhor é Luz e o inimigo não tinha. Expulsa o inimigo, mas ele não vi embora. Quando Moisés exclama o nome do Senhor o inimigo vai embora. Moisés estava cheio do Espírito Santo. Invocou o nome do Senhor e novamente contemplou Sua Glória.
     O Senhor diz que estará com Moisés sempre. Ele é o escolhido para libertar Israel do cativeiro. Ele vê a Terra e muitas outras. Vê seus habitantes. Moisés conversa com O Senhor face a face. O Senhor fala que dirá um relato desta Terra. O propósito do Senhor é Levar a efeito a  Imortalidade e Vida Eterna do homem. Esta é Sua Obra e Glória. Ele pede a Moisés que escreva o que será dito. O Senhor profetiza que as pessoas menosprezariam aquelas coisas, mas levantaria um semelhante a Moisés (Joseph Smith) para revelar.
     Com este estudo devemos pensar na Gratidão que temos por estas palavras. O Senhor é muito Bondoso em nos dar a oportunidade de termos elas hoje. Leiamos, apliquemos e sejamos gratos.
                                                              Bons estudos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


AULA  3: (Abraão 3)
A Vida Pré-Mortal e o 
Conselho no Céu
    

     Abraão 3 relata as coisas que O Senhor falou com Abraão através do Urim e Tumim. Ele
explica um pouco sobre o Sol, a Lua e as Estrelas. Relata sobre o cálculo dos tempos, que O Senhor lhe deu a conhecer. Abraão testifica que falou com O Senhor face a face e Ele falou das Obras que tinha feito. Então O Senhor mostra a Abraão todas as coisas. O Senhor promete a Abraão que multiplicaria a semente dele como as areias do mar. O Senhor fala para Abraão declarar todas aquelas palavras no Egito. Ensina que os Espíritos são Eternos e um pode ser mais inteligente que outro. Jesus Cristo é o mais Inteligente.
      O Senhor mostra as Inteligências desde o princípio e muitas eram Nobres e Grandes. Estes são os Governantes do Senhor e Abraão era um deles. Jesus Cristo fala para criar a Terra com o objetivo de provar a todos para ver se farão tudo o que O Senhor Deus ordenar. Quem guardasse o primeiro estado teria um acréscimo e os que guardassem o segundo estado teriam um acréscimo de Glória. Deus pergunta quem enviaria. Jesus Cristo se pronuncia e lúcifer também. O Senhor Deus escolhe enviar Jesus Cristo. O segundo ira-se e muitos o seguiram.
     Neste capítulo aprendemos muitos princípios: 1. O Espírito de todos os homens é Eterno. Os Espíritos foram organizados pelo Pai Celestial e viveram com Ele antes de nascerem nesta Terra. 2. Jesus Cristo tinha mais Inteligência (ou mais Luz e Verdade), que todos os outros filhos espirituais do Pai Celestial, o que O tornou "semelhante a Deus". 3. Jesus Cristo foi escolhido para ser O Salvador e Redentor dos Filhos Espirituais do Pai Celestial, que concordaram em seguir o Plano vindo para a Terra. 4. O Profeta Joseph Smith disse: "Todo homem que recebe o chamado para exercer seu ministério em favor dos habitantes do mundo foi ordenado precisamente para esse propósito no grande conselho dos céus, antes que este mundo existisse". Todos precisamos provar-nos fiéis a esse chamados aqui na Terra.
     Devemos procurar aprender a cada dia mais e sermos dignos da confiança de Deus. Ele nos escolheu nestes últimos dias. Que Guardemos Seus Mandamentos e voltemos À Sua Presença.     
AULA 2:
O Grande Plano de Salvação

     Boa tarde pessoal. Na aula de hoje teremos uma explicação sobre "O Plano de Salvação". É um tema muito importante que nos ensina de onde viemos, porque estamos aqui e para onde vamos após esta vida (O Presidente Boyd K. Packer citou este Plano como uma peça de 3 atos). Sei que devemos cumprir com este maravilhoso Plano de Felicidade e que façamos nosso melhor. Deus está conosco! 

-- Vida Pré-Mortal
     Deus é Nosso Amoroso Pai Celestial. Vivíamos com Ele e progredimos muito. Na vida pré-mortal não tínhamos um corpo de carne e ossos, éramos Espíritos. Nosso Pai, criou um Plano de Salvação e nos apresentou. Desde o começo temos um Dom, O Livre Arbítrio (poder de escolha). Deus confia tanto em nós que acredita que sempre escolheremos o que é certo. Infelizmente alguns de seus filhos não escolheram o certo e foram expulsos do Céu. Todos que estão nesta Terra aceitaram este Plano. Aqueles que rejeitaram não têm um corpo físico.
Escrituras: Jeremias 1:18
D&C 93:19
Moisés 4:1-4
-- Nossa Vida na Terra  

     Como parte do Plano, Deus criou uma Terra. O objetivo de virmos a esta Terra é para ganharmos experiência e estar aptos a voltar a Presença de Deus. Devemos ser Felizes aqui. Deus criou nossos primeiros pais, Adão e Eva. Deu-lhes dois Mandamentos: 1. Crescer e multiplicar. 2. Não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Como sabemos, eles desobedeceram e comeram do fruto. Mas tudo era de acordo com a sabedoria e Plano de Deus. Foram expulsos da presença de Deus e estavam sujeitos à morte. Então eles puderam ter filhos e assim começou a família na Terra. Adão foi um Profeta e ensinou o Evangelho a seus filhos. De geração em geração as Escrituras foram sendo Escritas para nosso proveito e instrução. Por meio da Fé, Arrependimento, Batismo, Dom do Espírito Santo e Perseverar até o fim podemos voltar à Presença de Deus. Estamos aqui para sermos testados, aprender e sermos felizes. Para nos resgatar Deus enviou Seu Filho, Jesus Cristo. 
     Para nos resgatar Deus enviou Seu Filho, Jesus Cristo. Ele É O Nosso Salvador e autor e aperfeiçoador de Nossa Fé. Quando Adão e Eva caíram, eles e nós precisávamos de um Salvador. Ele se propôs. Veio ao mundo, nasceu em condições humildes, foi exemplo, amou seus irmãos e morreu por cada um de nós. Deu Sua vida. Lembremos que Deus nos ama muito que deu Seu Filho para nos salvar. Somos realmente de valor à Eles. Por ter vivido uma vida sem mácula Cristo pôde nos resgatar. Com sua Expiação (Sofrimento no Getsêmani e na cruz) ganhamos um Dom, O Arrependimento. Por meio de Cristo e nos Arrependendo dos erros, somos limpos do pecado. Devemos entender que Ele não só pagou por nossos pecados, mas também pelas nossas dores e aflições. Por isso Ele pode nos resgatar de tudo. Confiemos Nele. Somos salvos em todos os sentidos. Ele É O Nosso Salvador, Nosso Redentor e Nosso Amigo. Devemos seguir Os Princípios e Ordenanças de Seu Evangelho. 
Escrituras:  2 Néfi 2:25
João 3:16

-- Vida Após a Morte
     E depois desta vida, o que acontece? Com a morte nosso corpo se separa do Espírito. O Espírito vai ao Mundo Espiritual. Lá é um local de espera. Há uma divisão aos que Guardaram  os Mandamentos e os que não Guardaram (Paraíso e Prisão). Mas este não é nosso Estado final. Quando esta espera terminar, seremos todos Ressuscitados para comparecer perante O Senhor e sermos julgados. Seremos Julgados de acordo com nossos pensamentos, palavras e atos. Será de acordo com nossa intenção. 
     Após o Julgamento mereceremos nosso Galardão. Os que não Guardaram os Mandamentos nem fizeram o que O Senhor esperava deles, irão ao Reino Telestial. O Segundo Reino é comparado com o brilho da Lua, que é O Reino Terrestrial. Aqui viverão as pessoas que foram honrados nesta Terra, mas não fizeram convênios com O Senhor. Não viverão em famílias. E aquele Reino que devemos fazer o melhor para ir e que seremos Felizes plenamente, É o Reino Celestial. Aqui viverão as famílias com Deus e Jesus Cristo. Estarão aqueles que Guardaram os Mandamentos e se esforçaram ao máximo. Acreditaram em Cristo e o Aceitaram em todos os aspectos como Seu Único Salvador e Redentor. É comparado ao brilho do Sol em glória. 
     Sabemos que O Plano de Salvação foi feito por Deus. Todo o Evangelho está englobado. Este ano vamos aprender mais sobre O Plano de Salvação ao lermos O Velho Testamento. Se preparem!!!!!!!!!! Serão momentos inesquecíveis. 
Escrituras: Alma 40:11-14
D&C 76
D&C 138:11-37


AULA 1:
Introdução: A Cápsula do Tempo

    Nesta aula de hoje vamos ter uma visão geral sobre este maravilhoso livro. Já se perguntaram o que é uma cápsula do tempo? Bom, eis aqui uma explicação: recipiente coregistros e objetos que representem a cultura de uma determinada época. Elas são preservadas com o fim de serem abertas no futuro. O Velho Testamento é muito parecido com uma cápsula do tempo: coleção de muitas coisas diferentes de épocas passadas, que foram preservadas para que descobríssemos hoje. 

     Muitas coisas diferentes são encontradas no Velho Testamento. Vemos a História dos Patriarcas, Davi, Daniel, Ezequiel e muitos outros. Para compreendermos e aprendermos sobre o Velho Testamento devemos ter uma boa atitude e esforço. Este Livro é muito rico e devemos aproveitar ao máximo. Leiam todas as aulas e aprenda. O Velho Testamento é dividido em: Lei (Gênesis - Deuteronômio), História (Josué - Ester), Poetas (Jó - Cantares de Salomão) e Profetas (Isaías - Malaquias). 
     Concluímos dizendo que embora o conteúdo da cápsula do tempo represente o passado, as Doutrinas e Histórias do Velho Testamento são de grande valor para o presente. O Velho Testamento foi organizado e preservado para nossa época e nosso próprio proveito. O conteúdo da cápsula e do Velho Testamento só será descoberto e compreendido quando o recipiente dor aberto e cuidadosamente analisado. 
Jovens, façam um esforço sincero e tenham atitude positiva ao estudar o Velho Testamento.
  

Muitas coisas Claras e Preciosas
     Porque Deus nos deu a tradução de Joseph Smith? Esta pergunta será respondida hoje com esta aula. A TJS (Tradução de Joseph Smith) é uma revisão ou tradução da Versão do Rei Jaime em inglês, que o Profeta Joseph Smith começou em junho de 1830. Deus o ordenou a fazê-la e disse que seria parte do seu chamado como Profeta. No vídeo da aula de hoje veremos porque Deus inspirou Joseph a fazer isto. 
     Embora não seja a Bíblia oficial da Igreja, a Tradução inspirada de Joseph Smith realmente fornece muitos esclarecimentos interessantes e é de muito valor para a compreensão da Bíblia. É também um Testemunho do divino chamado e Ministério do Profeta Joseph Smith.
     É interessante pensar sobre as partes claras e preciosas: comparemos Gênesis 17:17 com Gênesis 17:23 da TJS. Neste caso vemos que Abraão não "riu", ele "regozijou-se". O livro de Moisés é um extrato da Tradução da Bíblia conforme revelado ao Profeta Joseph Smith.


Tradução Inspirada de Joseph Smith da Bíblia

Aos Professores do Seminário:

Introdução ao Manual de Recursos do Professor do Velho Testamento

     “O objetivo da educação religiosa no Sistema Educacional da Igreja é auxiliar o indivíduo, a família e os líderes do sacerdócio a cumprirem a missão da Igreja”. A primeira ênfase no cumprimento desse objetivo é ensinar aos alunos o evangelho de Jesus Cristo. A segunda ênfase é ensinar por preceito e pelo exemplo. 
     Como usar o Manual?
As escrituras são a principal fonte de consulta ao preparar as lições. Para ajudar o estudo das escrituras e na preparação da lição, é preciso que tenha os seguintes manuais: manuais do Instituto dos alunos, manual do aluno do Seminário e o manual do Professor do Seminário. As escrituras devem ser ensinadas de forma sequencial. 
       Preparação para Estudar e Ensinar o Evangelho
Viva o evangelho.
- Ore para que o Espírito o guie ao estudar, preparar-se e ensinar.
Exerça fé no Senhor, no poder do Espírito e no poder das escrituras para atender às necessidades de seus alunos.
      Decida o que irá Ensinar
Decida que parte das escrituras deseja salientar.
- Estude cuidadosamente o bloco de escrituras.
     Decida como irá Ensinar
- Escolha um ou mais métodos didáticos.
- Escolha métodos que incentivem seus alunos à Prontidão (avaliação contínua da concentração dos alunos), Participação (envolvimento dos alunos ) e Aplicação (alunos aceitam, compreendem e procuram viver de acordo com o que aprendem).
     Como o Manual está organizado 
- Material Introdutório - Você pode usar o material introdutório para o seguinte: 
1. Perguntas motivadoras a serem feitas para os alunos de modo a propiciar sua prontidão para o aprendizado. 
2. Informações básicas e úteis para auxiliar os alunos na leitura e indicar coisas que devem procurar enquanto lêem. 
3. Citações para mostrar ou escrever no quadro-negro e notas para os alunos escreverem nas escrituras.
- Princípios importantes do Evangelho a serem Procurados
1. Use-os como padrão para garantir que esteja sendo ensinada a doutrina correta. 2. Use-os para ajudá-los a determinar o que precisa ser ensinado a seus alunos. 
3. Escreva-os no quadro-negro ou peça aos alunos que os procurem enquanto estudam o bloco de escrituras. 
4. Peça aos alunos que procurem outras referências das escrituras que apóiem ou expliquem mais a doutrina.
- Sugestões Didáticas
1. Declaração de Enfoque (corresponde aos princípios). 
2. Conhecimento de Escritura (ensinar os alunos a encontrar os versículos das escrituras, compreender seu significado e aplicá-las em sua vida.)
3. Ícone da Semana (recomendadas para o professor de um programa de estudo no lar ou que precise de auxílio para ensinar blocos de escrituras maiores). 
4. Designação de Tempo (tempo aproximado que deve ser usado para se ensinar a sugestão.).